sábado, 16 de outubro de 2010

Curiosidades sobre Dublin – Irlanda








Algumas coisas que a priori são engraçadas mas que “tu vai pegando o jeito merrrmão”!

- Aqui a mão é inglesa, ou seja, os volantes dos carros ficam do lado direito (e a pista também é invertida).
- É costume agradecer o motorista quando se desce do ônibus…. “THANK YOU”
- Aqui não existe metrô (subterrâneo), temos o Luas, uma espécie de bonde.
- Na maioria das pias existem duas torneiras, uma fria que dói e outra, geralmente, quente que dói!
- Nos banheiros, os interruptores ficam do lado de fora do cômodo. Se alguém quiser bancar o engraçadinho e deixá-lo tomando banho no escuro… Wahlá!

- As tomadas de parede são diferentes e um adaptador custa em média de 2 (lojinha Indiana) a 4 euros (grandes mercados).
- Ao fazer compras no supermercado você deve levar sua própria sacola pois as sacolinhas são vendidas no mesmo.
- Existe sempre um caixa, ou dois, no supermercado onde você passa suas compras no leitor automático e você mesmo paga (sem funcionário nenhum).
- Ah, Não há cobradores nos ônibus. No Luas (o bondinho) você também compra seu ticket num aparelho na estação e no pedágio na estrada também não há uma alma viva trabalhando nas cabines (isso me deu medo, parecia cena de filme onde os mocinhos precisam evacuar a cidade devido uma peste ou pela substituição da mão de obra humana pelas máquinas)… tudo automático, tudo eletrônico! Ah mas fiscalização tudo por câmera… e o tal do Luas como fica? Imaginem o metrô de SP sem catraca e com, de vez em quando, um fiscal pedindo tickets dos passageiros já dentro do bonde?
- Feijão só em lata. Há feijão doce para comer como sobremesa (Eca), e produtos brasileiros você encontra na lojinha brasileira (mas é importado benhê… um pacotinho de trakinas “caru” que só).

- Estudante aqui de verdade paga meia ou tem desconto no: Ônibus, Cinema e até no McDonalds.
- Os bairros de Dublin são divididos em números, sendo pares os do lado norte e ímpares do sul, cortados por um rio (Rio Liffey). Quanto menor o número (1 e 2 por exemplo), mais próximos do centro de Dublin.
- Os pubs e baladas fecham às 2 horas, mas também aqui a balada começa mais cedo. Fontes dizem de que rolam alguns after-party’s (nunca fui, ainda).
- No ônibus sempre tem gente falando alto no celular, ou escutando MP3 nas alturas ou alguém falando português, também somos a 3ª população maior do país, atrás apenas dos Irlandeses e os Maurícios.
- No ônibus não se aceitam cédulas, somente moedas e o troco é um recibo onde você deve procurar uma central para trocar seu troco/recibo por dinheiro de verdade.

- Em todos os faróis do centro você encontra um botão no poste que é para dar preferência para pedestres, quando o farol abre dispara um barulho de alerta para facilitar a vida dos deficientes visuais.
- Apesar de o sistema bancário irlandês perder de 10 a 0 para o brasileiro, pode esquecer, aqui não tem aquelas portas giratórias, aqueles guardas sentados atrás da escotilha… sinta-se como quem tá na Renner pagando “as prestação” ou num caixa do McDonalds.
- A alimentação deles é baseada em batata! Purê de batata, sanduíche de batata, bolacha de batata… todo dia!
- Nutella e red Bull são muito baratos. Em compensação carne é caro pra burro!
- Os parques realmente são programas para o final de semana, apesar de nunca ficarem vazios nos dias da semana, não importa o horário do dia.

- Eles têm o hábito de jogar o papel higiênico no vaso e não no cesto.
- Não há conta de água, em contrapartida há taxa de lixo. Luz se paga de dois em dois meses. E ah… se você botar o saco de lixo na rua sem o selo que se compra, o lixeiro não pega e deixa um aviso, pré-multa.
- A polícia não anda com arma de fogo a mostra (amigo… ZEU-RO-PA bichô… não é aquele faroeste da praça da Sé não).
- Existem 3 grandes operadoras de celulares, Vodafone (Eh Brasil, zil, zil, zil, zil), O2 e Meteor. Vodafone quando você carrega você fala de graça pra outro Vodafone (Brasil, zil, zil, zil, zil). Pra quem curte, a Vodafone patrocinava o Manchester United até esses dias e a O2 patrocinava aquele timaço do Arsenal com Henry, Bergkamp, Pires, Vieira e etc…
- O gaélico (ou Irish) é uma língua morta aqui em Dublin mas no interior muitas pessoas ainda falam essa língua.

- Beber na rua não pode. Fazer xixi também não (mas isso, segundo a lei, é igual no Brasil – pelo menos eu aprendi isso numa batida policial lá no Brooklin… o “policia” disse que era atentado ao pudor).
- Desempregados recebem um salário gordíssimo do governo, não pagam transporte e até faculdade pode sair de “grátis”. Se tiverem filhos recebem mais dinheiro ainda (aí é um ponto triste ver, meninas aparentemente com 15, 16 anos com 2, 3 filhos andando na rua) e já que o incentivo é dindin… você vai ver carrinhos de bebês com espaço para 3 pivetes!
- Olho azul aqui é igual água, não paga nada e todo (tem uma minoria bem mínima que não) tem.
- As casas aqui seguem um padrão estético de acordo com o bairro/rua. Quase sempre no mesmo formato com muro baixinho, garagem ou jardim antes da casa.
- Moedas de 1 e 2 cents são realmente utilizadas, ou seja, se a esfiha no Habib’s custar 0,49 cents (não existe Habib’s aqui, só pra deixar claro), eles te dão 0,01 cents de troco de verdade…

- Os caixas 24 horas ficam na rua mesmo, abertos 24 horas e não há perigo.
- As pessoas usam “SORRY” para pedir licença ao invés de “EXCUSE ME”.
- Fácil, fácil ouvir um “FOR FUCK SAKE”… como um “PELO AMOR DE DEUS” (estranho, né?)
- Ao invés de “THANK YOU VERY MUCH” você pode ouvir “THANKS A MILLION”.
- Ao invés de “THANK YOU MAN” você pode ouvir “CHEERS MAN”.
- Ao invés de “I’M FINE, I’M FINE” você pode ouvir “GRAND, I’M GRAND”.
- Ao invés dos manos falarem “Hey man, what’s up?” você pode ouvir um “Hey man, what’s the craic? / what’s the story?”.

E tem mais, muito mais... mas aí deixo com os especialistas!

That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário